Questões Frequentes

Índice

  1. O que é "Kyudo"?
  2. É muito caro praticar Kyudo?
  3. Qual a principal diferença entre o Tiro com Arco Ocidental e o Kyudo? 
  4. Onde praticar ?
  5. Contactos?

 

Questões

  1. O que é "Kyudo"?
    Kyudo é a prática de tiro com arco segundo a tradição japonesa. Distingue-se das outras formas de tiro com arco devido à forma particular deste e à forma ritualizada como é efectuado o tiro.

  1. É muito caro praticar Kyudo?
    Os custos de praticar Kyudo são baixos. A Associação Portuguesa de Kyudo aluga arcos e outro equipamento por um valor simbólico aos seus associados. Além disso, o investimento é gradual em função da experiência do praticante: para começar a praticar um fato de treino e uma meias (de preferência brancas) chegarão... Mais tarde será necessário comprar o traje, a luva, as flechas, etc., cujos preços variam muito consoante a sua qualidade.

  2. Qual a principal diferença entre o Tiro com Arco Ocidental e o Kyudo?
    Uma das principais diferenças reside na forma e no objectivo que cada uma das práticas adopta. Sendo semelhantes à primeira vista, ambas fazem o arremesso de flechas com o auxilio de um arco, podemos contudo observar distintamente os focos onde cada uma das práticas coloca a atenção do arqueiro. No Tiro com Arco Ocidental o arqueiro presta especial atenção ao alvo e concentra-se em lhe acertar, poderíamos dizer que está virado para o exterior de si próprio, que procura nas causas exteriores as causas do insucesso, essas ficam-se a dever às deficiência nos materiais e equipamento, assim como às condições externas a que um atirador está sujeito no momento do tiro. Por seu lado, o praticante de Kyudo tomando em especial atenção à forma como se relaciona com as pessoas, com os locais e os equipamentos, toma uma atitude de observação interior, o seu principal objectivo é acertar-se, ainda que a pretexto de acertar num alvo de papel. A tomada de consciência de si é interior tal como as causas do insucesso do tiro, que se procuram no ser/estar autênticos do arqueiro.

  3. Onde praticar ?
    A prática de Kyudo em Portugal têm-se centrado em Sesimbra, local onde residiu o mestre Yokokoji e se instalou o primeiro Dojo de Kyudo em Portugal. Desde 2009 a Associação tem utilizado a sala polivalente do Pavilhão Municipal de Sampaio - Sesimbra para a prática nos dias de Inverno. Nos dias em que faz bom tempo, na  Primavera e no Verão, os treinos desenvolvem-se no novo Dojo ao ar livre, instalado na Rua Ribeira da Faúlha, Cotovia - Sesimbra.

Desde 2006, um núcleo de praticantes da Associação Portuguesa de Kyudo, tem treinado regularmente no ginásio do Instituto Superior Técnico à Alameda D. Afonso Henriques em Lisboa.

 

  1. Contactos ?

Email oficial da AssociaçãoPortuguesa de Kyudo: geral@kyudo.pt

 

Presidente da A.P.K - Roque N. Brás de Oliveira, Telm: 966 988 703

Tesoureiro  da A.P.K.- Luís Miguel de Freitas, Telm: 924 114 259

Secretário da A.P.K - Marcos Chanoca, Telm: 912 789 123

 

A Associação Portuguesa de Kyudo mantém uma mailing-list em http://groups.google.pt/group/kyudopt

                      Visite-nos no Facebook em Associação Portuguesa de Kyudo

Para mais informações sobre os locais de prática do Kyudo em Portugal siga a ligação.

 

Local de Prática - Dojo