Ligações

Das entidades que se dedicam à promoção da Arte e da Cultura Japonesa e com quem a APK tem estabelecido cordiais relações, destacamos as seguintes ligações:

 

A Embaixada do Japão em Portugal fornece diversos serviços / informações de que  se destacam as notícias de eventos ligados ao Japão, o fomento das relações bilaterais, as visitas ao Japão, os programas educativos e de formação, as actividades culturais,  o serviço de biblioteca e o registo de e-mail para envio de informação sobre os eventos em que a Embaixada do Japão está envolvida. 

 

A Fundação Oriente, constituída em 18 de Março de 1988, é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica, sem fins lucrativos e de utilidade pública.

Tem como objectivo a prossecução de acções de carácter cultural, educativo, artístico, científico, social e filantrópico, que visem a valorização e a continuidade das relações históricas e culturais entre Portugal e o Oriente.

A Fundação tem sede em Lisboa e delegações em Macau, na Índia e em Timor-Leste.

 

  •        UBU - União Portuguesa de Budo

A União Portuguesa de Budo, fundada a 6 de Fevereiro de 1960, é a mais antiga associação portuguesa dedicada às Artes Marciais Japonesas.

Associação sem fins lucrativo, tem por fim promover o estudo e a prática do Budo, compreendendo por esta designação todas as disciplinas marciais tradicionais japonesas, como o Jujutsu, o Judo, o Karatedo, o Aikido, o Iaido, o Kendo, entre outras.

No melhor respeito pela autonomia dos dojos associado, exclui liminarmente qualquer forma de prática desportiva. 

 

  •        AAPJ - Associação de Amizade Portugal - Japão

A Associação de Amizade Portugal - Japão é uma associação livre, sem intuitos políticos ou partidários, que aceita, respeita e defende a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Tem como objectivo estreitar os laços de amizade entre Portugal e o Japão, promovendo o intercâmbio entre os dois países.

 

O CAO é uma instituição cultural sem fins lucrativos destinada à prática e divulgação das Artes Orientais em Portugal, nas suas múltiplas vertentes.

Fundado em 6 de Abril de 1995, por um grupo de Artistas Marciais de Almada ligados à Associação Shotokai de Portugal o Centro tem desenvolvido actividade referes à cultura Budo, e promovido manifestações culturais, como seja a aprendizagem da Língua Japonesa, o Origami, o Ikebana, o Yoga, exposições de pintura e fotografia, a par da actividade editorial como seja o lançamento da revista "Mon", revista de Artes Marciais Japonesas Tradicionais.

 

  •         Deaikai  - Escola de Aikido

 

A Associação de Aikido do Sul foi fundada a 16 de Julho de 1992. O grupo que lhe deu origem começou a formar-se em 1974 quando algumas pessoas em Setúbal, de onde se destacam o Eng. Carmo Ferreira e o Dr. Pinto Marques iniciam a prática do Aikido. Em 1977 este pequeno grupo cria a secção de Aikido do Vitória Futebol Clube.

O termo «Deai» significa «encontro» e designa, não uma nova interpretação do aikido, mas um modo de trabalhar em equipa, uma liberdade para cada professor e cada dojo desenvolverem um trabalho pessoal.

Apesar dos praticantes da Associação de Aikido do Sul terem pertencido durante cerca de 30 anos a uma escola de aikido e estarem durante esse tempo ligados a um mestre, o seu trabalho ficou a dever-se, em larga medida, ao espírito de cooperação e partilha que sempre existiu dentro do grupo que deu origem à AAS, hoje Escola Deaikai.
 

A Associação Wenceslau de Moraes tem por objectivo constituir um ponto de encontro e de comunicação, para a preservação e divulgação da obra de Wenceslau de Moraes, da sua pessoa e das suas ideias de intercâmbio entre culturas, com enfoque particular nas relações entre os portugueses e os povos do Oriente e do Extremo Oriente que Moraes conheceu, com os quais demoradamente conviveu e cuja cultura profundamente conheceu e divulgou.  Dedicar-se-á à pesquisa, recolha e tratamento da obra de Moraes e da sua correspondência, e bem como das memórias dos sítios, das pessoas, e das culturas relacionadas com a sua vida e obra.