Ligações |
Das entidades que se dedicam à promoção da Arte e da Cultura Japonesa e com quem a APK tem estabelecido cordiais relações, destacamos as seguintes ligações:
A Embaixada do Japão em Portugal fornece diversos serviços / informações de que se destacam as notícias de eventos ligados ao Japão, o fomento das relações bilaterais, as visitas ao Japão, os programas educativos e de formação, as actividades culturais, o serviço de biblioteca e o registo de e-mail para envio de informação sobre os eventos em que a Embaixada do Japão está envolvida.
A Fundação Oriente, constituída em 18 de Março de 1988, é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Tem como objectivo a prossecução de acções de carácter cultural, educativo, artístico, científico, social e filantrópico, que visem a valorização e a continuidade das relações históricas e culturais entre Portugal e o Oriente. A Fundação tem sede em Lisboa e delegações em Macau, na Índia e em Timor-Leste.
A União Portuguesa de Budo, fundada a 6 de Fevereiro de 1960, é a mais antiga associação portuguesa dedicada às Artes Marciais Japonesas. Associação sem fins lucrativo, tem por fim promover o estudo e a prática do Budo, compreendendo por esta designação todas as disciplinas marciais tradicionais japonesas, como o Jujutsu, o Judo, o Karatedo, o Aikido, o Iaido, o Kendo, entre outras. No melhor respeito pela autonomia dos dojos associado, exclui liminarmente qualquer forma de prática desportiva.
A Associação de Amizade Portugal - Japão é uma associação livre, sem intuitos políticos ou partidários, que aceita, respeita e defende a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Tem como objectivo estreitar os laços de amizade entre Portugal e o Japão, promovendo o intercâmbio entre os dois países.
O CAO é uma instituição cultural sem fins lucrativos destinada à prática e divulgação das Artes Orientais em Portugal, nas suas múltiplas vertentes. Fundado em 6 de Abril de 1995, por um grupo de Artistas Marciais de Almada ligados à Associação Shotokai de Portugal o Centro tem desenvolvido actividade referes à cultura Budo, e promovido manifestações culturais, como seja a aprendizagem da Língua Japonesa, o Origami, o Ikebana, o Yoga, exposições de pintura e fotografia, a par da actividade editorial como seja o lançamento da revista "Mon", revista de Artes Marciais Japonesas Tradicionais.
A ASKP está ligada à JKA-Internacional e a nível nacional à JKA-Portugal, em persistente e constante trabalho de acompanhamento e evolução do Karate. A prática do Karate-Do Tradicional genuíno, segundo os princípios técnicos e filosóficos dos Mestres Gichin Funakoshi, Masatoshi Nakayama e Motokuni Sugiura
A Associação de Aikido do Sul foi fundada a 16 de Julho de 1992. O grupo que lhe deu origem começou a formar-se em 1974 quando algumas pessoas em Setúbal, de onde se destacam o Eng. Carmo Ferreira e o Dr. Pinto Marques iniciam a prática do Aikido. Em 1977 este pequeno grupo cria a secção de Aikido do Vitória Futebol Clube. O termo «Deai» significa «encontro» e designa, não uma nova interpretação do aikido, mas um modo de trabalhar em equipa, uma liberdade para cada professor e cada dojo desenvolverem um trabalho pessoal. Apesar dos praticantes da Associação de Aikido do Sul terem pertencido durante cerca de 30 anos a uma escola de aikido e estarem durante esse tempo ligados a um mestre, o seu trabalho ficou a dever-se, em larga medida, ao espírito de cooperação e partilha que sempre existiu dentro do grupo que deu origem à AAS, hoje Escola Deaikai. A Associação Wenceslau de Moraes tem por objectivo constituir um ponto de encontro e de comunicação, para a preservação e divulgação da obra de Wenceslau de Moraes, da sua pessoa e das suas ideias de intercâmbio entre culturas, com enfoque particular nas relações entre os portugueses e os povos do Oriente e do Extremo Oriente que Moraes conheceu, com os quais demoradamente conviveu e cuja cultura profundamente conheceu e divulgou. Dedicar-se-á à pesquisa, recolha e tratamento da obra de Moraes e da sua correspondência, e bem como das memórias dos sítios, das pessoas, e das culturas relacionadas com a sua vida e obra.
A APGo existe desde 1992 e visa a divulgação, o apoio e o ensino do jogo de Go em Portugal. O Go é um jogo estratégico de tabuleiro onde dois jogadores posicionam alternadamente pedras pretas e branca numa conquista territorial. Um jogo que teve origem na China, há mais de 4 mil anos, e que é hoje muito popular no Oriente, sendo que a sua difusão no mundo Ocidental provém do Japão, país que tem atraídos jogadores de todo o mundo para o Campeonato Mundial Amador de Go. Mais recentemente, o mundo do Go assistiu a um significativo aumento de popularidade devido globalização e generalização da utilização de dispositivos digitais e à série Anime/Manga Hikaru no Go.
|