Notícias

XIV Seminário Nacional de Kyudo - 7, 8, 9 e 10 de Abril, 2017

Pavilhão Municipal de Sampaio, Sesimbra

 

Sob a orientação de Roque Brás de Oliveira realizou-se no Pavilhão Municipal de Sampaio - Sesimbra, o XIV Seminário da APK.

Um encontro de quatro dias para treino intensivo, que inclui o Taikai, Demonstrações, e Aula de Iniciação

 

AULA DE INICIAÇÃO / WORKSHOP DE KYUDO

A aula de Iniciação / Workshop de Kyudo teve lugar na manhã de Segunda-feira, dia 10 de Abril, e foi orientada por Roque Brás de Oliveira e Marcos Chanoca, Luís Miguel de Freitas e Luís Pereira Nunes, quatro responsáveis pelo acompanhamento e ensino dos novos praticantes de Kyudo, em Sesimbra e em Lisboa, respectivamente.

Esta aula de iniciação teve o seguinte programa:

8,30 - Recepção e equipar

9.00 - Apresentações e saudação de abertura

9.15 - Exercícios de aquecimento e de mobilização

9.30 - Posturas e movimentos básicos no Kyudo

9.45 - Demonstração de Kyudo Za-Sharei

10.00 - Hassetsu e a sequência dos oito movimentos para o tiro

10.30 - Treino com fisgas

11.00 - Pausa para café

11,20 - Projeção de um vídeo sobre o Kyudo e apresentação dos princípios da etiqueta e do tiro.

11.40 - Treino ao makiwara e mato rissha

12.00 - Mato zasha - exame

12.40 - Cerimónia de encerramento, entrega de certificados de participação

13.00 - Almoço de convívio na Escola Secundária de Sampaio

14,30 - Arrumação do Pavilhão

Fotografias do Seminário

 


Festival de Artes Marciais da AAPJ, dia 17 de Dezembro de 2016 - Kuwa Dojo em  Campo de Ourique, Lisboa

O Festival de Artes Marciais de 2016, promovido pela Associação de Amizade Portugal Japão, realizou-se este ano no Kuwa Dojo / Nova sede da Associação, situada na Rua da Infantaria 16, nº 30, em Campo de Ourique, Lisboa.

Fizeram-se representar diferentes escolas de Artes Marciais Japonesas e o grupo Português de Jogo Pau - Esgrima Lusitana, sob a direção de  Nuno Russo. Três graduados da Associação Portuguesa de Kyudo asseguraram a demonstração do Tiro com Arco Japonês, realizando uma sequência em Zasha de seis tiros ao Makiwara.

O Presidente da Associação de Amizade Portugal Japão, Dr. João Soares Ribeiro, no seu discurso de encerramento.

Facebook  Associação de Amizade Portugal Japão

 


4º Encontro Nacional de Kyudo - 13 de Novembro, 2016

Dojo da Faúlha, Sesimbra

 

No verão de S. Martinho e por ocasião de mais um aniversário do início da prática do kyudo em Portugal,  reuniram-se no dia 13 de Novembro, Domingo, das 10.00 às 15.00horas, no Dojo da Faúlha em Sesimbra, os praticantes de Kyudo com os seus familiares e amigos.

Após um treino de conjunto tivemos a partilha de experiencias e expectativas num almoço convívio, com as tradicionais castanhas, batata-doce e demais iguarias.

Um momento para relembrar o passado e projectar as intenções para mais um ano de prática de Kyudo.

 

Foto de arquivo:

Senhor Yokokoji e Sensei Maki Kudo com o grupo de praticantes de Kyudo

 

 


Encontro Nacional de Kyudo - 9 e 10 de Julho, 2016

Pavilhão Municipal de Sampaio, Sesimbra

 

No segundo fim-de-semana de Julho reúnem-se em Sesimbra. Pavilhão Municipal de Sampaio, os praticantes da Associação Portuguesa de Kyudo em treino intensivo.

No Sábado dia 9, pelas 11.00 horas, haverá um período de demonstração / competição de Kyudo a que o público poderá assistir com entrada livre.


Festa do Japão 2016, 18 de Junho em Lisboa

A Associação Portuguesa de Kyudo marcou mais uma vez presença com a sua tenda na já tradicional Festa do Japão.

Este ano, a iniciativa da Embaixada do Japão, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação de Amizade Portugal Japão, realizou-se no Rossio dos Olivais no Parque das Nações em Lisboa, tendo sido uma oportunidade para a divulgação da prática do tiro com arco japonês em contexto com outras manifestações e realizações culturais do Japão, de que se desta o "Dongara" on stage, um grupo de instrumentos tradicionais japoneses.

 


XIII Seminário Nacional de Kyudo - 1, 2 e 3 de Abril, 2016

Pavilhão Municipal de Sampaio, Sesimbra

 

Pela décima terceira vez reúnem-se em Sesimbra os praticantes de Kyudo Portugueses em treino Intensivo.

Foram dois a cinco dias de prática intensiva sob a direção da Sensei Maki Kudo, Kyoshi 7ºDan, que mais uma vez se deslocou Portugal expressamente para este efeito.

Na tarde de dia 1 de Abril, sexta-feira, realizou-se uma aula de Iniciação / workshop de Kyudo, e, pelas 18.00 horas, uma desmonstração da modalidade que contou com o entusiástico público e a reconhecida presença do Senhor Vereador da Câmara Municipal de Sesimbra, Américo Gegaloto.

.

 

                Mais informações                          Fotos do Seminário

 

 

 


 Festival de Artes Marciais da AAPJ, dia 28 de Novembro de 2015 - Pavilhão Paz e Amizade de Loures

Promovido pela Associação de Amizade Portugal Japão, o Festival de Artes Marciais de 2016 realizou-se no Pavilhão Paz e Amizade na cidade de Loures. Este encontro formal contou com a presença do Senhor Embaixador do Japão, do Senhor Presidente  da Câmara Municipal e do Presidente da Associação de Amizade Portugal Japão.

Fizeram-se representar 14 escolas de Artes Marciais Japonesas e o grupo Português de Jogo Pau - Esgrima Lusitana, sob a direção de  Nuno Russo. Três graduados da Associação Portuguesa de Kyudo asseguraram a demonstração do Tiro com Arco Japonês realizando para o efeito uma sequência de seis tiros em Zasha.

Programa do FIAM  

 


Falecimento de Sensei Liam O´Brien - 28 de Agosto de 2015

 

No passado dia 28 de Agosto, faleceu o mestre inglês Liam O'Brien. Kyoshi 7º Dan.

Tradutor para inglês do manual de Kyudo - Volume I (Kyudo Kyohon) e com mais de 40 anos de prática, O'Brien foi Vice-Presidente da Federação Internacional de Kyudo (IKYF), Presidente da Federação Europeia (EKF) e da Associação de Kyudo do Reino Unido (UKKA),

O'Brien conheceu Sensei Yokokoji em Londres e foi o tutor da filiação Portuguesa na EKF, no ano de 2000.

 

Sensei O'Brien _ Seminário EKF Burges 2006

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sensei O'Brien _  Daiichi-Kaizoe no Seminário EKF, Burges, 2006

 

Vídeos com Sensei O'Brien

https://www.youtube.com/watch?v=8rRbMO-ViNQ (parte 1)

https://www.youtube.com/watch?v=yz178OZBDUU (parte 2)

 

 

 


IV Sarau do Movimento Associativo Desportivo do Concelho de Sesimbra - 6 de Junho, 2015

Pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra.

 

Foi com grande satisfação e júbilo que a Associação Portuguesa de Kyudo realizou pela primeira vez, em plena vila de Sesimbra e para os Sesimbrenses, uma demonstração pública do tiro com arco japonês.

Integrada no IV Sarau do Movimento Associativo Desportivo do Concelho de Sesimbra, que se realizou no Pavilhão do Grupo Desportivo, na noite de Sábado, 6 de Junho, três arqueiros dispuseram-se e apresentaram com grande rigor e eficácia uma sequência de tiro em Zasha. Ou seja, os três arqueiros realizaram em grupo e á sua vez, de modo formal e ajoelhando-se, um conjunto de seis lançando a um único alvo colocado a 28 metros.

Tratou-se de uma demonstração difícil considerando as condições presentes. Um público muito jovem e efusivo, uma sala ruidosa completamente lotada, mais de 2000 pessoas a assistirem, entre atletas, adeptos, familiares e amigos das diferentes associações participantes, muito agitação e barulho que dificultava a desejável concentração dos arqueiros.

De qualquer forma, fica o desejo de participar numa próxima edição.

 

:Cartaz do Sarau

 


XX Aniversário do Centro de Artes Orientais - 12 de Abril, 2015

Dojo Murakami, Costa do Cão - Almada

 

A convite de José Patrão, um dos fundadores do Centro de Artes Orientais, a Associação Portuguesa de Kyudo associou-se às comemorações do XX aniversário desta Associação Cultural destinada à prática e à divulgação das Artes Orientais em Portugal e no estrangeiro, que decorreram nos dias 10, 11 e 12 de Abril, no Dojo Egami e no próprio Dojo Murakami.

Após um workshop de Bonsai e a completar as actividades da manhã de Domingo, 12 de Abril, Roque Oliveira fez uma apresentação / aula de iniciação ao Kyudo a que se segui uma demonstração com tiro formal ao makiwara, executado por três assíduos praticantes da APK,

Por esta ocasião o Luís Paixão, pioneiro do Kyudo em Portugal, explicou à assistência o sentido tradicional do tiro com arco japonês, lembrando o importante momento da fundação do Dojo Kurakami e da cerimónia de tiro formal de Kyudo, realizada há vinte anos na Costa da Caparica, ainda sob a orientação do mestre Yokokoji. (Comunicação)

Após o almoço no dojo, um agradável momento de convívio entre praticantes de diferentes modalidades, seguiram-se demonstrações e práticas de Taichi e karaté.

 

 


XII Seminário e Workshop de Kyudo - 26, 27, 28 e 29 de Março, 2015

Pavilhão Municipal de Sampaio, Sesimbra

 

Com a inestimável colaboração, presença e supervisão da Sensei Maki Kudo, Kyoshi 7ªDan, realizou-se no Pavilhão Municipal de Sampaio, Cotovia -Sesimbra o XII Seminário de Kyudo da APK.

Um encontro que reuniu os praticantes de Kyudo Portugueses em 4 dias de treino intensivo, incluindo o 2ª Taikai de 2015.

No fim-de-semana tivemos o prazer de receber quatro praticantes, três deles graduados, da Associação Espanhola de Kyudo. Sendo que no Sábado, pelas 15.00 horas, se realizou  um Workshop / Aula de iniciação ao Kyudo para o público em geral, um momento de aproximação ao modo Japonês do tiro com arco e, pelas 18:00horas, uma demonstração de kyudo em que se apresentaram diversas sequências de tiros formais.

 

 

Convite para o seminário

Programa do Seminário

Fotografias do Seminário

Resultado do 2ª Taikai de 2015

 


XIX Festival de Artes Marciais da AAPJ, dia 13 de Dezembro de 2014 - Tenchi em Sintra

Promovido pela Associação de Amizade Portugal Japão, o XIX Festival de Artes Marciais - 2014 teve lugar no reverencioso Tenchi. uma quinta na Várzea de Sintra dedicada ao estudo e à prática das Artes Marciais pelo mestre Georges Stobbaerts.

Num dia chuvoso e frio como se quer no final do Outono, reuniram-se em Dojo diferentes artes e técnicas, trocaram-se  experiências em áreas afins, como o Yoga, o Aikido e o Judo, assistiram-se a demonstrações e partilhou-se um almoço de sushi. A Associação Portuguesa de Kyudo fez-se representar por três dos seus graduados que, da parte da manhã, ministraram  um workshop sobre a prática do Kyudo e, da parte da tarde, realizaram demonstrações de tiros formais ao Makiwara .

Este encontro evidenciou o reconhecimento e o apreço dos presentes pelo testemunho do falecido mestre Georges Stobbaerts. Num ambiente muito especial foram apresentados depoimentos de muita gente que com ele convivei e aprendeu diretamente. Para os praticantes de Kyudo foi também muito bom rever a Sílvia Bulgarin e o José Manuel Araújo, antigos praticantes de Kyudo, tal como outros amigos, antigos e perseverantes praticantes do Budo.

Programa do FIAM

Fotografias do Festival de Artes Marciais no Tenchi em Sintra

  


Participação na demonstração organizada no âmbito do 3º Seminário da Murakami-kai

18 de Outubro de 2014 em Alcácer do Sal

Na sequência do convite formulado pelo Eng.º José Patrão, participaram na demonstração organizada no âmbito do 3º Seminário da Murakami-kai, dia 18 de Outubro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Alcácer do Sal, por ocasião do 45º aniversário da Associação Shotokai de Portugal, três graduados de Kyudo em representação da Associação Portuguesa de Kyudo. Para além da nossa demonstração ter sido muito apreciada pelo público presente, este foi, também, um bom momento de convívio e partilha de experiências na via do Budo.

        Programa da demonstração de Budo

 


Seminário da EKF e IKYF de 2014, II Taikai Mundial da IKYF  - Paris, Junho de 2014

Seis praticantes Portugueses deslocaram-se à Cidade das Luzes no final do mês de Julho a fim de participarem no Seminário da Federação Mundial de Kyudo / Federação Europeia de Kyudo e no segundo Taikai Mundial.

Quadro membros da APK obtiveram novas graduações nos exames realizados no final do seminário e Portugal marcou presença no importante Taikai realizado a nível mundial, tanto ao nível da participação individual como coletiva.

Apesar da equipa portuguesa, constituída por Roque Oliveira, Luís Pereira Nunes e Luís de Freitas, não ter sido apurada para a fase de grupos, os três praticantes obtiveram um total de três acertos nos doze lançamentos que realizaram, classificando-se em ex aequo com a Republica Checa no décimo quarto lugar.

     

Resultados do II Taikai Mundial

Imagens do Taikai

Fotografias de Alain Scherer  

 

 


Encontro da Primavera 2014 -  25 de Abril, Herdade do Freixo do Meio em Montemor-o-Novo

Aurora - Prática de Kyudo ao Nascer do Sol 

   Programa do encontroens do encontro

Este encontro da Primavera, onde participaram quatro membros da APK na realização de um tiro formal,  foi um excelente momento de convívio, treino e de apresentação da nobre arte do Kyudo. Um encontro que superou as melhores previsões para um treino e Workshop de kyudo, em pleno Alentejo no mês de Abril.

Um tempo extraordinário, um excelente acolhimento e um eficaz desempenho do grupo de Kyudo e seus acompanhantes. Pena foi que, à hora de regresso, o pão de bolota já se tivesse esgotado.

 


XI Seminário da APK

 

 

 

 

Nos dias  5 e 6 Abril de 2014 realizou-se, no Pavilhão Municipal de Sampaio, em Sesimbra, o 11º Seminário Nacional de Kyudo organizado pela Associação Portuguesa de Kyudo. Este treino intensivo teve a orientação da Sensei Maki Kudo, Kyoshi 7º Dan, que se deslocou expressamente do Japão para o efeito. Contou com a presença de quatro praticantes espanhóis num total de 21 adeptos.

 


Demonstrações e Workshop de Kyudo, dias 3 e 5 de Março de 2014

 

Integrado no XI Seminário da APK realizou-se no  dias 3 de Abril,  no Ginásio do Instituto Superior Técnico em Lisboa, uma demonstração e Workshop de Kyudo onde tivemos a honra de receber, a par dos seis jovens entusiastas por novos conhecimentos, o Exmo. Senhor Embaixador do Japão, Hiroshi Azuma, o Exmo. Senhor Vice-Presidente do Conselho de Gestão do IST, Professor José Alberto Rosado dos Santos Victor e o Presidente da Associação de Estudantes, Senhor Pedro Sereno.

 

No Sábado dia 5 de Abril, e integrada na Quinzena da Juventude da Câmara Municipal de Sesimbra, realizou-se no Pavilhão Municipal de Sampaio, das 17.00 às 19.00 horas uma série de apresentações de kyudo a que se seguiu uma aula de iniciação ao Kyudo.com a participação de 4 jovens.

 

 


Falecimento de Sensei ShirotsuguYokokoji - 21 de Outubro de 2013

No passado dia 21 de Outubro, faleceu na sua residência na cidade de Kawasaki, Japão, o mestre iniciador da prática do Kyudo em Portugal, Senhor Shirotsugu Yokokoji, Presidente Honorário da Associação Portuguesa de Kyudo (Mei Yo Kaicho).

Testemunhos

 


Seminário Europeu de Kyudo 2013 (Shopshire - Reino Unido e  Montpellier - França)

Três membros da Associação Portuguesa de Kyudo participaram no seminário e exame europeu de Kyudo que se realizou de 17 a 22 de Julho no Lilleshall, Nacional Sports Center, em Newport - Shropshire. Outros dois praticantes participaram, de 27 de Julho a 3 de Agosto,  no seminário e exame em Montpellier, nesta ocasião o Luís de Freitas obteve a sua primeira graduação no Kyudo - 1º Dan.

 

Fotografias do Seminário

 

A delegação de mestres japonese aos seminários europeus de 2013 era composta por:

  • Shoichiro Nakatsuka, Hanshi - 8º Dan. Presidente da delegação, Diretor e Júri de exames da Federação Japonesa de Kyudo ANKF.
  • Kiyoshi Kubota, Hanshi - 8º Dan. Instrutor e Júri de exames da Federação Japonesa de Kyudo ANKF.
  • Hisayuki Toba, Hanshi 8º Dan. Conselheiro e Júri de exames da Federação Japonesa de Kyudo ANKF.
  • Hiromichi Hisada, Hanshi 8. Dan. Instrutor e Júri de exames da Federação Japonesa de Kyudo ANKF.

 


Encontro da Primavera, 22 a 24 de Março de 2013

 

Aulas de Iniciação ao Kyudo

Integrado no Encontro da Primavera da APK e da Quinzena da Juventude da Câmara Municipal de Sesimbra, realizou-se no passado dia 22 de Março, no Pavilhão Municipal de Sampaio, uma apresentação / aula de iniciação ao Kyudo.

Numa chuvosa mas agradável tarde de 6ª-feira, numerosos jovens e adultos assistiram a demonstrações de Kyudo e tiveram oportunidade de se confrontar com a paciência e a perícia necessária ao lançamento de flechas segundo a tradição japonesa.

 

Fotografias do encontro: 

 

Link para o programa do Encontro da Primavera da APK de 2013: PROGRAMA

 


Seminário e Workshop de Kyudo - 16, 17, 18, 20 e 21 de Agosto, 2012 - Pavilhão Municipal de Sampaio, Sesimbra

X Seminário de Kyudo da Associação Portuguesa de Kyudo

Com a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra e com presença e supervisão da Sensei Maki Kudo realizou-se no Pavilhão Municipal de Sampaio - Sesimbra o X Seminário de Kyudo.

Um encontro que reuniu em cinco dias de treino um total de doze associados, sendo que no  Workshop, dia 18 de Agosto, estiveram também presentes seis novos praticantes, um Brasileiro, um Alemão e quatro Espanhóis que se deslocaram de Badajoz expressamente  para este memorável treino de Kyudo.

 

 

 


Festa do Japão, 2 de Junho de 2012 / Demonstração da Cultura e das Artes Marciais Japonesas

Pela segunda vez a Associação Portuguesa de Kyudo participou,  na Festa do Japão que se realizou em Belém - Jardim do Japão..

Esta iniciativa da Embaixada do Japão em colaboração com a Câmara Municipal e a Associação Portugal Japão  foi mais uma oportunidade de divulgação da cultura japonesa, tendo-se apresentado uma demonstração de Kyudo concentrada nos exercícios respiratórios e no esquema de hassetsu, com e sem fisga.

Foi também um momento de convívio e de troca de experiencias, já que partilhando com o Centro de Artes Orientais e com a designer Susana Domingos a tenda número 8, houve lugar a mostra de materiais de Kyudo, de livros, bonsais, trabalhos de furoshiki e origami, e tempo para  breves partidas de Go.

 


Encontro da Primavera / Demonstração de Kyudo na Herdade do Freixo do Meio, Montemor-o-Novo.

Comemorando a Liberdade e exaltando a chegada da Primavera, a Associação Portuguesa de Kyudo associou-se à Herdade do Freixo do Meio num encontro-convívio, ao ritmo da natureza e em pleno montado alentejano, no dia 25 de Abril de 2012.

Não obstante as condições atmosféricas adversas, desenvolveram-se uma série de actividades centradas na temática da natureza, ecologia, biodiversidade e sustentabilidade, onde não faltaram as merendas, as conversas com Agostinha da Silva e uma curta apresentação / demonstração de Kyudo.
Esta actividade, muito participada e emotiva, foi uma intensa experiencia por todos vivida, principalmente para aqueles que realizaram os lançamentos com o arco. E se alguém pensou que a família e os amigos podem, em certos momentos, parecer entraves a uma prática mais intensa e fundamental do Kyudo, neste encontro se verificou que eles são, contudo, os elos mais ternos para nos trazerem à realidade.  FOTOS

 


"Vem lançar umas setas!" / Aula de apresentação de Kyudo,

Promovido pelos alunos que frequentam o 12º ano do Curso Tecnológico de Desporto do Agrupamento de Escolas Mães D'Água da Amadora, realizou-se no Sábado, dia 12 de Novembro de 2011, no ginásio do Instituto Superior Técnico em Lisboa, um encontro de alunos com praticantes de Kyudo, uma "1ª aula de iniciação ao Kyudo".

Orientados por Roque Oliveira, os doze futuros Técnico de Gestão do Desporto e o seu professor João Ferreira  tiveram oportunidade de participar num treino regular e assistir à demonstração de três formas de tiro.

No final, e já na tradicional troca de galhardetes,  foi servido chá verde Japonês e biscoitos de Azeitão no bar da Associação de estudantes. Um momento mais descontraído e de troca de impressões sobre da prática do Kyudo

 


Workshop / Treino de iniciação ao Kyudo,

Integrado no IX Seminário da Associação Portuguesa de Kyudo, e sob a direcção de Sensei Maki Kudo, realiza-se no próximo dia 6 de Agosto de 2011, no Pavilhão Municipal de Sampaio, Sesimbra, um  treino abertos a novos praticantes Workshop / Treino de iniciação ao Kyudo, a que se segue uma demonstração com tiros formais pelas 17.00horas.

 


Comemoração do aniversário da APK - 13 de Novembro 2010 - Sesimbra

 


Workshop de Kyudo - 25 e 26 de Junho 2010 - Sesimbra e Lisboa


Demonstração e Estágio de Iniciação ao Kyudo - 21 e 22 de Novembro 2009 - Évora


Aniversário da Associação Portuguesa de Kyudo - 15 de Novembro 2009 - Sesimbra

 


Demonstração e Conferência sobre Kyudo - 2,3 e 4 de Julho 2009 - Lisboa

 

VI Seminário da Associação Portuguesa de Kyudo  - 19-29 Junho 2008 - Sesimbra

Sob a direcção da Mestre Maki Kudo, 7º Dan, Kyoshi, com a assistência: Rogério Vieira de Almeida, 4º Dan e de  Roque Oliveira, 4º Dan, realizou-se no Pavilhão Municipal de Sampaio o VI seminário da APK.

No dia 21 de Junho, no convento da Arrábida  e pela primeira vez em Portugal, a Mestre Maki Kudo realizou o tiro ritual Hikime a que se seguiu uma conferência subordinada ao tema "O Ocidente, o Budo e as artes marciais".

Este seminário integrou um Workshop de Kyudo para novos praticantes no dia 22, em Sesimbra.


V Seminário da Associação Portuguesa de Kyudo  - 17-22 Maio 2007 - Sesimbra

Direcção
Mestre Maki Kudo 7º Dan Kyoshi
No dia 20 de Maio, pelas 16.00 horas, este seminário integra uma demonstração de Kyudo  no Salão do Bombeiros Voluntários de Sesimbra.

Seminário Europeu de Kyudo (Haia, Holanda)

Já são conhecidos os mestres japoneses que virão ao seminário em Haia.

  • Hiroshi Miyazawa, Hanshi 9. Dan, é o mesmo que esteve o ano passado na Suíça.
  • Takeshi Shibata, Hanshi 8. Dan
  • Toru Miyata, Hanshi 8. Dan
  • Mariko Satake, Hanshi 8. Dan, é a mesma mestra que esteve em Paris no grupo do Luís Nunes.
  • Shunichi Oda, Hanshi 8. Dan

IV Seminário da Associação Portuguesa de Kyudo  - 8-20 Junho 2004 - Sesimbra
Direcção
Mestre Maki Kudo 7º Dan Kyoshi
Mestre Shirotsugu Yokokoji 5º Dan Renshi

8-20 de Junho de 2004 Sesimbra


FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE KYUDO
Foi anunciada pela delegação de mestres japoneses durante o Seminário de Martigny (2003), que iria ser formada uma Federação Internacional de Kyudo (Koukusai Kyudo Renmei - Kyosai Kyuren). Houve já reuniões preparatórios no Japão com representantes das Federações Europeia e Americana, e segundo as informações existentes, a Federação Internacional será uma realidade em 2005.